Bem amigos, aqui estou eu para também falar sobre o assunto do momento: o problema do Nenê. É isso ai, como todos torciamos, a cirugia foi um sucesso. Nenê está internado mas passa bem após o procedimento. Isso todos já devem saber. Agora vamos aos fatos: Nenê pediu afastamento do time do Denver por problemas de saúde, pediu que sua intimidade fosse preservada, agradeceu a Deus por ter descoberto a doença em fase inicial e falou que faria de tudo para voltar ainda essa temporada. Depois de algum tempo tivemos a notícia da cirurgia para a remoção de um tumor, que ainda não se sabe se é maligno ou benigno. O que se sabe é que é na região genital, nos dando duas grandes possibilidades: próstata e testículos. Vou analisar as duas e expor alguns pontos que encontrei ao conversar com médicos urologistas com os quais tenho contato e fazer algumas pesquisas na rede.
Primeiro caso: câncer de testículos.
O câncer de testículos é uma pouco comum de câncer masculino, com aproximadamente 5% do total de casos entre homens. Quando descoberto no princípio tem fácil tratamento e enormes possibilidades de cura. Os índices de mortalidade nesses casos, mesmo quando a doença já está em estágio avançado é baixíssimo. Existem 3 maneiras de tratamento para tal problema: remoção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, além do posterior acompanhamento de sua evolução, para evitar metástases.
O primeiro passo em casos de remoção cirúrgica é fazer uma pequena abertura no abdómen, através da qual será feita a biópsia. O material coletado pode ser analisado no mesmo momento e, em caso de descoberta de um tumor maligno, o testículo pode ser retirado. Muitas vezes uma prótese tem sido colocada no local para evitar abalos psicológicos ao paciente, já que todas suas funções sexuais continuam normais, podendo apenas haver problemas futuros com a antecipação da andropausa devido à sobrecarga sobre o outro testículo. Não existem grandes possibilidades de infertilidade nesses casos. Em alguns casos o paciente passa por um pequeno tratamento de quimioterapia via oral, feito apenas para evitar problemas futuros.
Existem também os tratamentos quimio e radioterápicos. Estes métodos são bem mais agressivos e não tem sido recomendados por especialistas. Contudo, muitas vezes o câncer não está localisado apenas nos testículos e os riscos de uma cirurgia são muito maiores. Nesses casos o tratamento é bem mais longo e complicado. O paciente fica temporariamente com problemas de infertilidade e impotência, o que pode acarretar problemas psicológicos.
Em todos os casos de tratamento pode ser necessária a retirada de glândulas linfáticas do abdómen, o que aumentaria as chances de infertilidade permanente.
O procedimento pós-cirúrgico mais adotado atualmente é o de controle clínico, não mais necessitando de quimio ou rádioterapia, o que tem tornado a recuperação muito mais rápida. Casos descobertos no início permitem o retorno a todas as atividades em um período mínimo de 2 meses, caso a evolução seja a esperada.
Segundo caso: câncer de próstata.
O câncer de próstata é um pouco mais preocupante. Sua incidência é maior em pessoas de mais idade, ao contrário do de testículo, e seus casos são responsáveis por 15% das mortes por câncer. O tratamento pode consistir em cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou apenas uma observação vigilante da evolução do tumor, em casos especiais. Em casos iniciais, que aparentemente é o do Nenê, o mais utilizado é uma combinação de cirurgia e radioterapia.
Nesses casos a recuperação é bem mais longa e árdua, o que descartaria qualquer possibilidade de volta em menos de 6 meses. Sendo assim, acho que o Nenê sequer cogitaria a possibilidade de retornar ainda essa temporada, o que pode ser um indício de que este não é o problema.
Conclusão.
Após analisar as declarações e alguns pareceres médicos, fica muito maior a possibilidade de o problema ser nos testículos, o que possibilitaria uma recuperação mais rápida e o retorno do brasileiro ainda nessa temporada não estaria descartado.
Um abraço a todos e melhoras ao Maybyner.
Um comentário:
Nossa vinicius , so der la doendo tudo aqui!!rsrs...
mas olha parabens pelo grande fruto de pesquisa!!rsrs...
Postar um comentário