sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Vestibular? Tem gente que precisava estar é no cursinho!


(legenda da foto) - Oden consegue se machucar antes mesmo de jogar. Perde toda a temporada, mas o Portland por incrivel que pareça não.

Bem amigos, estive ausente deste blog por algum tempo pois minha vida esteve mais movimentada que nunca. Em duas semanas pude almoçar 3 vezes. Mais isso não é o que importa para vocês, eu sei. Vocês devem estar pensando: "onde este idiota está querendo chegar com isso?". Já respondo: entre outras coisas tive uma semana de vestibulando, outra vez. E foi dai que tirei a inspiração para escrever-lhes esta coluna.

Toda temporada de NBA começa com o Draft, o vestibular da liga. É dali que muitos times acreditam que vão tirar o "salvador da pátria" ou pelo menos um grande coadjuvante. E este ano tivemos muito oba-oba em torno do "vestibular". Muitos falavam que pelo menos 10 jogadores teriam médias acima de 15 pontos ou 10 rebotes. Chegaram a apostar uma mudança de nome caso um jogador "X" não atingisse 22 pontos de média. Entretanto, os resultados até agora são decepcionantes.

Vamos a uma breve análise.

-Greg Oden: Era considerado o futuro pivô da liga, segundo muitos era o jogador que levaria o time de Portland à final da conferência. Resultado? Antes de começar a jogar machucou o joelho sentado no sofá e perdeu toda temporada. Será que ele bateu seu "pequeno" queixo no joelho?

-Kevin Durant: Chegou a estar na frente do "pivozão" segundo alguns especialistas no draft. Muitas pessoas esperavam que ele fosse O Jogador desta seleção. Diziam que não tinha como não fazer pelo menos 20 pontos por jogo. É bem verdade que ele não está tão longe desta marca, mas para atingi-la tem levado seu time a uma bela campanha, bela campanha por uma boa posição no próximo draft. Mesmo arremessando até sua avó o jogador deve receber o prêmio de melhor calouro do ano.

-Al Horford: Veio comendo pelas beiradas até o momento da seleção. Talvez tenha sido uma surpresa sua posição no draft, mas é o único que tem correspondido ao que era esperado dele. Vem mantendo ótimas médias e tem sido muito importante para seu time. Não pode ser considerado um jogador muito carinhoso com os adversários, mas ninguém pode afirmar que ele é desleal. Mas que a carcaça do Ford ficou bem danificada, isso é inegável. Colocou o antigo titular no banco e tem sido um dos melhores jogadores de seu time, que não pode ser considerado um time propriamente dito. Digo e repito, é um dos únicos jogadores que não tem decepcionado. Falo isso por sua temporada e pela minha integridade física.

-Mike Conley Jr.: Foi para o draft como o armador de Greg Oden. Eu só tenho uma dúvida: ele está esperando o Oden se recuperar para jogar o que um 4º pick deve?

- Yi Jianliang: Foi o nome mais falado antes do início da temporada. Colocou seu nome no draft e, já nesse momento, surgiu a primeira dúvida. Teria ele a idade que declarava? Isso ainda não foi provado, mas que ele esta bem acabado, iso ele está. Depois desta polêmica, outra. Foi parar no Bucks e fez beicinho. Demorou quase uma temporada toda para aceitar jogar pelo time e ainda fez suas exigências. Queria jogar pelo menos 20 minutos por jogo. Conseguiu. Começou a temporada nervoso e tendo que mostrar serviço. Não conseguiu. Percebendo que não era o que pensava abaixou a bola e passou a agir como um rookie. Foi ai que seu jogo começou a subir. Melhorou bastante. Entretanto, sem motivo aparente, seu jogo voltou a cair. Será que ele voltou a acreditar que sabia jogar basquete?

-Marco Belinelli: Era considerado o grande jogador extrangeiro deste draft. E não está fazendo feio. Na verdade, não está fazendo nada. Tem uma incrível média de minutos por jogo que se aproxima do 0,00. Arremessa bolas de 3 pontos como só ví um jogador fazer até hoje: Marcelinho Machado. Realmente tem um ótimo futuro na NBA. Pode ser o novo Baby ou, se melhorar muito, um novo Marquinhos. E olha que ele foi eleito entre os 15.

Bem caros colegas, por hoje é só. Em outro momento volto a analisar as mais novas estrelas (será?) da NBA. Mas pelo que puderam ver hoje por alguns dos novatos, a coisa não anda boa.

Até a próxima.

PS* Depois da tentativa de assasinato de Horford, fontes dizem que o rookie já está pronto para entregar o elenco do Knicks onde aprenderá mais com Curry e Z-BO a arte da criminalidade.

Nenhum comentário: