sexta-feira, 7 de março de 2008

Isaiah não é o único!

Darko, no papel feito pelo GM dos Pistons no Draft, o de palhaço.

É isso ai pessoal. Estive estudando curiosamente algumas coisas sobre drafts e percebi que muitos GMs fazem grandes escolhas, que normalmente acabam com as possibilidades futuras de seus times. Dois drafts serão analisados por mim, um agora e outro em breve.

Vou começar analisando o mais recente e que a maioria conhece. No draft de 2003 muito se falava de 3 jogadores: LeBron James, Carmelo Anthony e Darko Milicic. LeBron e Melo eram apontados como os mais talentosos do Draft, mas Darko "seria" a melhor opção de garrafão. O Cleveland foi no certo e escolheu o jogador colegial, James, que nã época não havia sido coroado. Depois disso começou o alvoroço. Detroit tinha em mãos a segunda escolha e a dúvida era enorme. Ninguém sabia qual seria a escolha, mas muitos apostavam que seria o promissor(?) Darko Milicic.

E veio a confirmação: Darko era a escolha do Detroit. No momento da escolha a polêmica não foi tão grande, mas hoje podemos ver que a escolha foi a pior possível, mas foi ótima para o time.

LeBron James, a primeira escolha, e que estava fora do alcance dos Pistons, hoje é rei, líder do time e quebra recorde atrás de recorde. Mas ninguém pode culpar o GM do Detroit por não tê-lo escolhido. O problema é o que seguiu a 2ª escolha. Logo depois de Darko foi escolhido uma tal de Carmelo. Jogador alto e forte para a posição que joga, já tinha todos os indícios que seria um dos melhores da liga. E não decepcionou. Hoje lidera o time de Denver juntamente com Allen Iverson. Grande jogador e que poderia ser de enorme utilidade ao Detroit. Imaginem os Pistons com o Melo no time.

As coisas pioram quando observamos os jogadores menos badalados, mas que também foram "perdidos" pelo Detroit. Começamos com Wade. Wade é o que podemos chamar de "O Cara"! Chegou à liga e, antes que pudessem comentar algo de seu jogo mostrou a que veio. Em pouco tempo já era o jogador mais importante do time. Logo em seguida, com a ajuda do "pequeno" Shaq virou moça e resolveu colocar um anel no dedo. Não fossem as seguidas lesões ele seria um dos jogadores daquele Draft que brigaria com James para ver quem faria melhores estatísticas em menos tempo. Mas ele não tem um físico que ajuda muito. É realmente uma moça. E o engraçado é que ele começou a se contundir depois da chegada do Shaq. Será que o Shaq fazia com o Wade o que queria?

Não podemos esquecer também de falar do companheiro do jogador mais amarelo da NBA. Josh Howard também vem mostrando que foi uma ótima escolha e que poderia facilmente tomar o lugar de Darko no Draft. Josh vem tirando muita coisa das costas do Dirk. Dirk tem dado muita bola pro Josh. Calma, calma...estou falando durante o jogo. Fora de quadra eu não sei o que acontece.

Bem, depois de James, Melo, Wade e Josh, temos ainda West, Kaman, Kirk e Ford. Todos tem uma representatividade interessante, apesar do Ford também ser um pouco moça e do Kirk ter começado a temporada com a mão esquerda. Kaman certamente é um dos jogadores que mais evoluiu na liga este ano e tem médias incríveis. West é um dos fatores que fazem do NOH um dos melhores da temporada até agora.

Podemos também citar a dupla de Phoenix. Leandrinho e Diaw. Dois jogadores muito interessante e que, mesmo não merecendo ser um pick top 5 em um draft como este, seriam escolhas muito melhores que Milicic. Vêm fazendo na liga algo que talvez Darko nunca fará, vêm sendo o que o Darko, como diria o Capitão Nascimento " Nunca Será!".

Ainda temos jogadores como Sasha Pavlovic e Korver, que podem não ser melhores que o Darko, mas piores não são. Pelo menos foram escolhidos em posições condizentes com seu jogo. Sasha foi bastante importante para o Cavs nos últimos playoffs. Korve não mostrou muito em Philadélfia, mas chegando a Utah deu mostras de que será bastante interessante ao time. Poderá ajudar o time em momentos delicados e mudar a dinâmica do jogo.

Mas o mais intrigante é saber que neste mesmo draft tinhamos Bosh. Ele é, sem dúvida, o jogador de garrafão daquele draft que mais se destaca na liga nos dias de hoje. Seria a melhor escolha para o time que tanto queria um jogador com tais características. Chris Bosh tem jogado o fino do basquete e poderia ser muito mais útil que Darko ao time.

A questão é, se tivessem escolhido Bosh no lugar de Darko o Detroit poderia não ser tão bom quanto é hoje. Possívelmente com Bosh no time eles sentiriam segurança na posição e não teriam ido atrás de outro jogador para o garrafão. Sabem o que isso quer dizer? Se tivessem escolhido Bosh os Pistons poderiam não ter em seu elenco hoje Sheed, o carregador de piano de Detroit, O CARA naquele time. É isso ai, mesmo fazendo uma das maiores burradas em drafts dos últimos tempos, talvez maior que Kwame Brown como primeiro pick, o Detroit acertou e, graças ao Darko, virou uma das potências da liga.

Bem, é incrível o que aconteceu neste draft, mas o próximo é ainda pior. Aguardem.

Um abraço. Espero que tenham gostado do texto. Se gostaram comentem. Se não gostaram, simplesmente fechem a janela e leiam o próximo na esperança de algo melhor.

Nenhum comentário: